quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Gerações

Uma das frases que mais me fez pensar neste primeiro capítulo, foi a frase com que o autor fechou o sub-título "O Ian vê um vídeo": "A maior liberdade de escolha alterará dramaticamente o modo como as crianças aprendem e se desenvolvem". Porque é que me fez pensar? Porque é um ponto de partida para um discussão. Considero que o ser humano tem uma enorme plasticidade...Uma tão grande plasticidade que permite distinguirmo-nos uns dos outros em tantos aspectos, que nos permite num dia estar no Pólo Norte e no dia seguinte no deserto do Sara e que até nos permitiu evoluir no sentido de um africano ter uma cor diferente de um asiático...E assim sendo, o que surgirá, que tipo de evolução iremos experimentar, se de repente tivermos tudo aquilo pelo qual nos interessamos ao nosso alcance de forma quase ilimitada? Ficaremos super desenvolvidos ou simplesmente não teremos capacidade para processar tanta informação?

A primeira vista de olhos pelo livro...

Foi com agrado que li as primeiras páginas do livro "Família em rede". Eu próprio, apesar de ser um membro da geração bit, sempre me deixei desactualizar em relação aos assuntos informáticos, e como tal, talvez tenha sido por isso que dei especial atenção a este primeiro capítulo, onde as diferenças entre capacidades de aprendizagem para as informáticas foram realçadas. Obviamente, ao contrário de Papert não me espanto ao ver uma criança de 3 anos que já escolhe o seu video favorito, mas espanto-me muitas vezes quando descubro que afinal ainda há muito para saber neste enorme mundo dos computadores!

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Olá de novo!

Após um período de férias escolares, eis que nos encontramos outra vez, desta feita já com o 1º ano bem arrumado e já concluido e com os olhos postos no 2º ano que nos espera, e o qual se adivinha que não seja "pêra doce"!
Para a disciplina de Tecnologias 2, foi-me proposto, e a vós que frequentam este grande curso de ciências de educação, a leitura do livro de Seymour Papert, "A família em rede".
Assim, e de hoje em diante, a dinamização deste blog irá muito de acordo com as minhas conclusões e novos conhecimentos tirados da leitura do livro...